Os Florais de Bach

 

     As essências florais de Bach formam um sistema utilizado para harmonizar os estados emocionais e mentais do indivíduo, proporcionando bem-estar e mais qualidade de vida.

    Utilizada para tratar situações de desequilíbrio como: medos, preocupações, ansiedades, cansaço, entre outros, além do que, na terapia com os Florais de Bach, o paciente trará para a sessão todas as suas dificuldades emocionais e histórico de vida. E após a observação dessas inquietações serão escolhidas as essências florais para tratamento destas emoções.

     O sistema Floral de Bach foi desenvolvido pelo Dr. Edward Bach, médico inglês, homeopata, que gostava de ser conhecido como herbalista, ele percebeu que estados emocionais influenciam a nossa auto cura. Bons estados emocionais nos trazem saúde que, para o Dr. Bach significa estarmos em harmonia com a nossa alma, expressando plenamente as virtudes da alma, é o nosso direito inato. O florais são essências vibracionais extraídas de flores e que tem o intuito de equilibrar nossas emoções, pensamentos e sentimentos e trabalhar as formas da pessoa se colocar frente ao mundo.

    As essências florais abordam diretamente as qualidades inerentes a nossa alma. Os florais despertam, desenvolvem, fortalecem, promovem os caminhos de expressão dessas nossas virtudes de nossas vidas através de nossas originalidades.

      O próprio Dr. Bach se utiliza da seguinte imagem: a neve que se derrete com a luz do sol. Os florais são como sol que nos aquece e derrete aquela capa de neve e traz à vista nossas virtudes que estão lá profundas. Hoje em dia os florais de Bach são preparados à mesma maneira que foram no tempo do Dr. Bach. – “Na natureza buscamos confiantemente tudo aquilo que precisamos para continuarmos vivos – ar, luz, alimentos, água, etc… Assim é improvável que no Plano Maior que tudo nos fornece, a cura de nossas doenças e aflições tivesse sido esquecida”. (Dr. Edward Bach)

     Desta maneira as essências florais vão trabalhar todas as virtudes que todos já temos mas que estão dormentes e fracas dentro de nós. Todos que procuram os florais de Bach estão buscando aprender, celebrar a vida, fazer uma conexão profunda consigo e saber o que verdadeiramente motiva sua experiência na terra, ainda que não saibam disso conscientemente.

      É nesta transformação que os florais vão ajudar. As flores nos dão vida e tocam uma parte muito sutil de nosso corpo é esta parte que faz o contato entre a alma e o corpo. Os florais são indicados para transformar os pensamentos e emoções negativas em virtudes que estão escondidas dentro de nós e são opostas a estes pensamentos e emoções negativas, e assim ajudar a vida a fluir.

      Quando assumidos qual é o nosso sofrimento e descobrimos qual é esse lado negativo que nos faz sofrer e que não nos deixa fluir pela vida, então temos em mãos o poder de transformar isso que nos incomoda, por isso é essencial que ao tomar o floral o pensamente esteja focado na virtude que se quer obter, no positivo. É uma atitude simples, mas que faz toda a diferença.

    Os florais nos treinam como auto-observadores, pois vamos analisar nossas vidar e perceber as mudanças e entender comportamentos e sentimentos que antes não entendíamos. Estas mudanças são feitas no nosso sentir e aproveitar a vida e não na nossa personalidade, uma pessoa que toma floral não deixa de ser quem é, pelo contrário mostra-se ao mundo de maneira transparente e satisfeita consigo.

    Usando os florais abrimos ainda mais o caminho para o processo de autoconhecimento e, mais ainda, para a nossa autocura. O próprio Dr. Bach dizia “Cura-te a ti mesmo”. Os florais dão o apoio que necessitamos para curarmos a nós mesmos.

    As energias trabalhadas com as essências florais são muito sutis, por isso elas sempre trabalham em nós de acordo com a abertura que damos para elas ajam. As vezes, nos abrimos para a transformação, e nossos sentimentos saem daquele esconderijo profundo e vem para a superfície, como raramente lidamos com as profundezas de nossas almas, podemos ter momentos de angústia, de choro, de dor, mas se vieram para a superfície é porque estão prontos para sair e dar lugar para o bem-estar, o conforto, a paz. O floral pode ser utilizado como complemento no tratamento de todas as doenças, graves ou não.

 

      Os florais nos ajudam a sentir a vida.

 

     "A doença é única e puramente corretiva: nem vingativa nem cruel, é o meio adotado pelas nossas próprias almas pra mostrar-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar a que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído." (Dr. Bach)

 

Marília Ariede

Aceite apenas os florais originais de Bach

Os florais tem indicação para diversos sofrimentos emocionais, como:

• Estresse, irritabilidade, intolerância, impaciência;

• Cansaço físico ou mental, sobrecargas;

• Auto-rejeição, solidão, abnegação;

• Medos, indecisões;

• Mágoas, ressentimento, culpa;

• Compulsões, descontroles;

• Desânimo, tristeza profunda;

• Egoísmo, possessividade, autoritarismo;

• Apatia, resignação;

• Hipersensibilidade ao ambiente.

© 2015 - 2018 Dra Marília Ariede.

Última atualização: 19/09/2019

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon